Ar-condicionado Sem Fluido Refrigerante: Invenção pode mudar o Setor.

Ar-condicionado Sem Fluido Refrigerante: Invenção pode mudar o Setor?

Uma estudante filipina de 19 anos de idade descobriu, meio que sem querer, uma forma de refrigeração que não utiliza HCFCs – ou seja, o famoso fluido refrigerante. Maria Yzabell Angel Palma, da cidade de Bicol, nas Filipinas, foi reconhecida pela Federação Internacional de Inventores depois de desenvolver o chamado AirDisc”, traduzindo para o português, “Disco de Ar”.

O pai da estudante, Bernardo, é engenheiro mecânico e ajudou a garota a desenvolver o projeto. A princípio a menina estava querendo fazer um forno eco-sustentável para um trabalho da escola em 2016. O resultado, entretanto, acabou sendo outro bem diferente quando perceberam que o aparelho estava liberando ar-frio pelas saídas de ar.

Como funciona o Disco de Ar?

Pensando no projeto, eles chegaram ao que, hoje, é o coração dessa descoberta: um compressor funcionando internamente a tanques com entradas de ar, que através do movimento concêntrico dos discos, coleta o ar ambiente e o comprime do lado de dentro. O calor então é separado e as moléculas são liberadas outra vez, a uma temperatura mais baixa daquela em que foram coletadas.

O futuro da invenção

Palma já foi admitida e em breve deve começar o curso de Engenharia Mecânica na Universidade De La Salle, em Manila, seguindo os passos do pai. Várias entidades asiáticas do setor de refrigeração já reconheceram o potencial da invenção, o que levou a conquista de importantes prêmios em competições como “World Inventors Contest 2017”, na Coreia do Sul”, “The International Invention Innovation Competition 2017”, no Canadá, e mais recentemente “The International Intellectual Property Invention, Innovation and Technology Exposition”, na Tailândia neste ano. A estudante diz que, agora, quer patentear e proteger sua máquina “acidental”.

Outra das vantagens do seu compressor, é que ele gasta apenas 350 watts, bem menos do que os habituais 1.200 watts dos condicionadores de ar mais comuns. Palma diz que espera que a tecnologia de compressor de Disco de Ar chegue logo ao mercado, não só nas Filipinas, como no mundo todo.

 

                  ANTES DE COMPRAR UM AR CONDICIONADO                  

ATENTESE AS SEGUINTES INFORMAÇÕES

Sempre  opte  por um de classificação energética A ou inverter pois e mais econômico, fazendo uma comparação entre um  de classificaçãoou C em respeito  ao é acima de 10%  e entre o A e o inverter chegando até 60%. Outra dica importante e sempre consultar um técnico ou empresa qualificada para adequar o aparelho ao tamanho do ambiente.

 

Horário de Atendimento

8:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00

  de segunda a sexta