Ar-condicionado que funciona com a energia solar pode chegar em breve ao Brasil

                        Ar-condicionado que funciona com a energia solar pode chegar em breve ao Brasil

    

Ar-condicionado que funciona à energia solar não é novidade no mundo . Desde 2010, quando a LG lançou na Coreia o LG F-Q232LASS, aguardamos pela vinda dele para o Brasil. Porém, ainda não recebemos nenhuma notícia da fabricante.

Mas na última semana a empresa mineira LuxTerm Soluções Sustentáveis, através do seu proprietário, Gilberto Rodrigues, comunicou à imprensa, que em breve começará a importar um equipamento que, segundo ele, consome 50% a menos de energia elétrica. Trata-se de um aparelho que é ligado na energia convencional, porém, seu sistema de funcionamento utiliza também a energia solar.

"É um ar condicionado que possui tubos de vidro a vácuo que captam a energia solar. A partir disso ele faz o ar condicionado funcionar com 50% a menos de energia. É um sistema híbrido, ele é ligado a energia convencional, mas utiliza em parte a energia solar", explicou Rodrigues.

Novo aparelho a caminho
O empresário já está negociando a vinda do equipamento, mas explica que está tentando diminuir o custo, para que o produto seja vendido a valores acessíveis aos consumidores, mesmo que a longo prazo ele seja muito mais econômico que os aparelhos de ar-condicionado convencionais. "A expectativa é que em dois meses ele já esteja sendo vendido aqui. O problema é que a tarifa para ar condicionado é mais alta do que para outros produtos elétricos, mas estamos tentando arrumar um jeito. Pode ser que ele custe em torno de R$ 2.500. Mas é um aparelho que se paga ao longo do tempo pelo tanto que você vai economizar na conta de luz", garante ele.